O Atelier
O artista buscou inspiração numa praia exótica no meio da Mata Atlântica, litoral brasileiro. Este lugar de difícil acesso, longe da civilização, sem estrada e sem luz, representou um desafio material para a realização de suas obras e em contrapartida, se revelou num ambiente totalmente puro, repleto de natureza e quietude, ideais para a inspiração artística.
O Atelier está incrustado nas montanhas à beira mar, no meio de uma abundante flora e fauna tropicais, em Ubatuba. Neste lugar foi instalada uma moderna fundição artística que pode associar antigas tradições artesanais a uma morfologia de ponta, aonde foram desenvolvidas técnicas sofisticadas de fundição.
A instalação do atelier criou uma nova perspectiva profissional para os moradores da região, iniciando alguns pescadores na nobre arte da fundição do bronze e transformando-os em habilidosos artesãos. Contou também com a participação efetiva deles no transporte dos lingotes e outros materiais, em suas canoas de madeira.
Todo esse processo criativo se iniciou com a construção do próprio atelier no meio da floresta tropical.
As Técnicas
Ao longo dos anos, o intenso processo de criação o levou a inúmeras pesquisas, entre as quais a utilização de técnicas avançadas de fundição em bronze. Com uma metodologia adquirida no exterior e aplicada a materiais refratários brasileiros, foi possível obter em suas esculturas um acabamento metálico de alta qualidade e definição.
Outra característica que diferencia certas obras é a utilização de pedras brasileiras no “design” de detalhes, lapidadas tal como no processo de criação de jóias. A expressão máxima desta técnica está realizada na escultura “Projeto Harmonizador Planetário”. |
 |
 |
 |
|